Química - Ligações intermoleculares

Essas ligações acontecem de uma molécula com outra. Definem algumas características importantes do material, como seu ponto de fusão e ebulição, já que dependendo da ligação a união entre moléculas pode ser mais forte ou mais fraca.
E podem existir três casos, sendo que em uma única molécula pode ocorrer dois casos.

Eles são:

1. Ligação Dipolo-dipolo

Esta ligação se dá com substancias polares.
São ligações fortes (se necessita de muita energia para romper essas ligações), com PE e PF altos.

Uma das parte que se unem na formação do átomo é mais eletronegativa que a outra, atraindo mais elétrons para si - esta parte se tornará a 'parte negativa' do átomo. A parte que tem menos força de atração será a 'parte positiva'. (É legal lembrar que com quase todos os elementos o hidrogênio é a partícula positiva). Assim as partes positivas de todos os átomos vão se ligar com as partes negativas de outro átomos - e esta ligação é chamada dipolo-dipolo ou Interação Dipolar ou ainda, Dipolo Permanente.

2. Ligações de Hidrogênio.

Ligações Fortes
Ligações eletrostáticas
Altos PF e PE

Essas ligações tem o mesmo conceito do Dipolo-dipolo:
Toda ligação de hidrogênio é um Dipolo-dipolo, mas não é todo Dipolo-dipolo que é uma ponte de hidrogênio.
Só que as ligações de hidrogênio só acontecem entre o Hidrogênio e Flúor, Oxigênio e Nitrogênio. FON
As ligações de hidrogênio são tipos de dipolo-dipolo muito extremos, já que a diferença de eletronegatividade do Hidrogênio com o FON é muito grande, garantindo a moléculas como a da água um grande ponto de fusão e ebulição.
A ponte de hidrogênio une átomos que tem uma ligação de H com algum dos FON a outra molécula igual. Por isso : CH² - O - CH³ não há ponte de hidrogênio, porque o O não esta ligado ao H.

obs: A ponte de H com F é a mais forte. ; Ponte de Hidrogênio e Ligação de Hidrogênio são a mesma coisa, só que o primeiro não uma linguagem que as Normas Químicas aceitam.


3. Dipolo Instantâneo - Dipolo induzido

Pode acontecer tanto em substâncias polares quanto apolares, mas vamos investigar o caso das apolares já que o Dipolo-dipolo é para as polares:

Se uma substância não possuí polos de energia como podem mudar de estado? Mas de fato as substancias apolares mudam de estado. Como se explica isso?
Bom, em volta do átomo ficam nuvens de elétrons se movendo sem parar, de vez em quando essas nuvens se polarizam - daí vem o primeiro termo : Dipolo - instantâneo.
Depois este 'Dipolo - instantâneo' atraí a parte negativa, caso estejamos falando da parte positiva; ou a parte positiva, caso estejamos falando da parte negativa, formando uma ligação - podendo assim, se transformar em estado liquido ou sólido.
Por essa interação ser fraca seu PE e PF são baixos.

Quanto maior a massa, maior o PF e PE. porque existe mais espaço para a atuação do Dipolo-instantâneo.
Esse tipo de interação pode ter vários nomes:
Van Der Valls
De London




Um comentário: